Um dos melhores!

Este foi para mim um dos melhores anos: pessoal, profissional e académico. Sinto-me realizado. O meu pensamento está no futuro.

O mundo tornou-se num lugar estranho. Uma gigante sociedade que prefere o digital ao real, que prefere o julgamento à compreensão, que prefere o conflito à paz. A empatia e a capacidade de perdão deram lugar à acusação e à falta de tolerância. 


Perdeu-se o bom-senso e deixaram-se para trás as segundas oportunidades. Criámos a expectativa de que os outros têm que ser perfeitos - e que também nós o seremos - ignorando a inexistência e o teor subjectivo do conceito “perfeição”. Impõem-se ideias e exige-se que os outros as aceitem, sob risco de cancelamento, limitando a sua liberdade de pensamento.


Faço figas para que este Natal nos traga de volta a razoabilidade, o respeito e a capacidade de perdoar. Que se baixe a guarda e se permita que a empatia volte a tomar conta das nossas interações. Que se dê espaço ao outro para pensar, mesmo que as nossas ideias pareçam as certas. Não deixemos que o julgamento nos impeça de perdoar. No fim, todos somos agentes da paz.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Contexto Social Atual em Portugal

O Goucha é só Gay

Kiko IS hot!!