O Goucha é só Gay
A internet parou porque o Manuel Luís Goucha tornou o seu apoio à AD público. Porquê? Por ser gay?
Programas para quê se existe uma inerente obrigação de uma pessoa gay votar à esquerda, mesmo que acredite que em determinados contextos do país o melhor seja outra opção política?
Que me digam que partidos de esquerda foram quem mais avançou nas políticas de igualdade LGBTQIA+, eu subscrevo. Mas se 5% de um programa tratar de matérias desta natureza, e 95% recaírem sobre objetivos e metas para outros setores (a que cada um de nós pode atribuir mais ou menos importância, em determinados momentos) reduzimos um sujeito à sua orientação sexual?
Porque é que não se respeita a orientação política da mesma forma que se respeita a orientação sexual?Não, não é uma comparação distante! Não fosse a nossa constituição consagrá-los precisamente na mesma disposição (13º, 2):
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual.
Respeitar as opções de todos é a atitude mais democrática que podemos ter. Aceitar as orientações políticas de todos é também um gesto inclusivo. A discriminação acontece em qualquer uma das áreas citadas na norma acima: essa sim que dispensa interpretações subjectivas ou redutoras.
Comentários
Enviar um comentário